IPv6@ESTG-Leiria     IPv6@ESTG-Leiria


Mecanismos de Transição
(Março/Setembro de 2006 :: Concluído)



Alunos
Luís Alberto Esteves Diogo, Óscar Filipe Correia Brilha
Orientador
Nuno Veiga
Resumo
Este projecto tem como objectivo focar os diversos mecanismos de transição existentes explicando-os detalhadamente. É um documento que não explica o funcionamento do novo protocolo IPv6, este projecto centra-se essencialmente no capítulo da transição. Não é um documento para leigos em IPv6, no entanto optámos por desenvolver uma parte inicial que explica o essencial do protocolo em si para que se possa perceber o capítulo de transição nomeadamente os tipos de endereços. Foram também abordados alguns protocolos considerados importantes. Apesar da parte dos protocolos poderem não se enquadrar no capítulo de transição optámos por focar alguns deles uma vez que eles têm agora suporte para IPv4 e IPv6 podendo funcionar com os dois protocolos. Os principais mecanismos de transição para IPv6 assentam no uso de túneis, estes são focados neste documento de maneira bastante completa, primeiro numa abordagem teórica e posteriormente numa abordagem mais prática com aspectos relacionados com a implementação de casos concretos. O relatório está dividido em duas partes, uma primeira em que se foca o aspecto teórico da transição e uma segunda parte em que se elaboraram cenários de simulação.

Na transição para IPv6 não se podia deixar de falar em DNS, é também focado neste documento o estado do DNS para IPv6, o que se está a usar e o que se pensa fazer no futuro nomeadamente o uso dos novos registos A6.

São também abordados aspectos relacionados com os sistemas operativos mais usados, nomeadamente o Windows XP e Linux. Aspectos relacionados com as compatibilidades dos diversos mecanismos com estes sistemas operativos e modo de implementar algumas funcionalidades que à partida podem não estar disponíveis.
Documentos
Relatório Final :: Cenários de Teste :: Apresentação :: Póster :: Artigo

Copyright © 2005-2011 IPv6@ESTG-Leiria :: Contacto: ipv6@estg.ipleiria.pt :: Webmaster: Carlos Silva :: Go Go IPv6! ;-)