IPv6@ESTG-Leiria     IPv6@ESTG-Leiria


Mobilidade IPv6 - Estudo das variantes de handover
(Outubro de 2006/Fevereiro de 2007 :: Concluído)



Alunos
Nélia Carina Gomes Grácio, Nelson de Jesus Sebastião
Orientadores
Mário Antunes, Nuno Veiga
Resumo
A Mobilidade IP (MIP) permite que um utilizador se possa movimentar em redes IPv4 ou IPv6, sem perder a conectividade. Contudo, este projecto baseou-se apenas em mobilidade IPv6 e as suas variantes de handover. Este novo protocolo introduz três novos conceitos, o Mobile Node (MN), o Home Agent (HA) e o Correspondent Node (CN). Entre estes são trocadas mensagens, estabelecidas pelo protocolo, que são enviadas quando se verifica a deslocação do terminal móvel entre redes IPv6.

A acção de deslocação entre redes tem um processo base implícito, o handover. Este processo ocorre durante a transição entre redes e conduz, normalmente, à perda de vários pacotes. Este facto afecta as comunicações durante a transição, com especial ênfase nas comunicações em tempo real. Existem, no entanto, alguns mecanismos que podem acelerar este processo, minimizando o número de pacotes perdidos. Surge então um novo conceito de handover que reduz o tempo de duração do processo, o Fast Handover for Mobile IPv6 (FMIPv6).

Com o objectivo de testar estas tecnologias, definiu-se um cenário geral de testes com suporte para ambos os mecanismos de handover. Os testes realizados comprovaram a eficácia do FMIPv6, que possui um handover claramente mais rápido, apresentando uma perda de pacotes mínima, quando comparada com o MIPv6.
Documentos
Relatório Final :: Apresentação :: Póster :: Artigo

Copyright © 2005-2011 IPv6@ESTG-Leiria :: Contacto: ipv6@estg.ipleiria.pt :: Webmaster: Carlos Silva :: Go Go IPv6! ;-)